7 dicas para retirar a mancha de quentão das roupas

Junho é um mês divertido e recheado de comidas e bebidas deliciosas, mas quem nunca ficou com uma peça manchada de quentão após um arraiá? Por isso, acompanhe as sete dicas que preparamos para você conseguir retirar a mancha de quentão das roupas.

O quentão normalmente é feito a base de vinho, com isso é necessário ser rápido para tirar o excesso da bebida das roupas. Utilize um guardanapo de papel para secar a mancha, mas cuidado para não espalhar ainda mais o quentão pelo tecido, seque com movimentos delicados. 

Mais dicas para tirar a mancha das roupas

O primeiro passo de retirar o excesso da bebida com um  guardanapo é primordial para que as seguintes dicas tenham efeito na hora da lavagem. Então confira as diferentes opções para tirar a mancha da roupa:  

  • 1) Passe uma pedra de gelo pela mancha, isso evita que o quentão não espalhe mais pela roupa. Assim você conseguirá retirar o produto da roupa com mais facilidade em sua casa;
  • 2) Leite é um ingrediente perfeito para retirar manchas. Ferva o leite e jogue sobre o vinho que está na roupa e após um tempo enxágue com água corrente; 
  • 3) Passe um pano úmido em cima da mancha para retirar o excesso do produto e evitar que a bebida penetre ainda mais no tecido. Mas não esqueça de lavar assim que chegar em casa; 
  • 4) Utilize sal ou bicarbonato de sódio para  cobrir a mancha e deixe agir. Os produtos irão absorver o excesso da bebida da roupa e facilitar a lavagem da peça;
  • 5) Para roupas brancas, utilize o vinagre branco. Misture uma parte de vinagre com 3 partes de água, coloque sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos, após isso lave normalmente. 
A mancha secou e agora? 

Mesmo que a mancha de quentão tenha secado ainda é possível conseguir deixar a sua roupa perfeita novamente. Confira:  

  • 6) Coloque o sabão líquido de sua preferência por cima da mancha e deixe agir por 3 a 4 minutos e esfregue;
  • 7) Faça uma pastinha com 100 ml de água quente e meia tampa de alvejante em pó sem cloro e deixe a mistura agir por alguns minutos e enxágue.

Mas lembre-se é essencial tentar lavar a mancha da bebida logo, pois quanto mais tempo ela fica na roupa, mais risco você tem de perder a peça.

Como lavar as peças após esfregar a mancha? 

Após retirar a mancha de quentão, coloque a sua peça junto às demais dentro do seu Tanquinho Colormaq e lave normalmente, mas não esqueça de utilizar a Centrífuga Colormaq para diminuir o seu esforço e a exposição da roupa no varal. 

Confira também em nosso blog 5 dicas para ter uma casa mais sustentável.