Lavar cortinas na máquina de lavar

_01-04-21 - Lavar cortina na máquina colormaq materia

A cortina é uma grande aliada das pessoas que desejam ter uma casa bonita e bem arrumada. São diversas estampas, cores e tipos de tecidos que podem deixar o ambiente ainda mais agradável. Só que, mais do que embelezar, as cortinas ainda ajudam a diminuir a entrada de luz dentro do cômodo. Além disso, funciona para barrar a entrada de poeira e outras sujeiras que o vento pode trazer para dentro de casa. Por isso, é muito importante a higienização das cortinas, assim como você faz a lavagem das roupas que você usa no dia a dia. Então, para te ajudar, vamos te mostrar como lavar cortinas na máquina de lavar.

Separar peças

Primeiramente, você deve retirar algumas peças que são removíveis. Algumas cortinas possuem fivelas, ganchos, ilhós removível e argolas. Portanto, é muito importante remover essas peças. Essas peças pequenas podem rasgar o tecido da cortina enquanto ela está na máquina. Além disso, são peças que podem quebrar durante o processo de lavagem e danificar a sua lavadora. A intenção aqui é facilitar e não causar problemas, não é?! Outro ponto que você deve ter atenção é o tipo de tecido, como você pode ver neste post. Algumas cortinas possuem mais de um tipo de tecido. Geralmente, um é mais fino que o outro. Portanto, nestes casos, você deve separar e colocar o tecido mais fino separado do tecido mais grosso, para não estragar.

Na máquina de lavar

A princípio você já viu o que fazer antes de lavar a cortina. Então vamos te explicar como fazer a lavagem na máquina de lavar. Se as cortinas da sua casa forem médias ou grandes, é bom lavar em máquina com capacidade acima de 10 quilos. Dois exemplos são a máquina Colormaq 12 kg ou a Colormaq 15 kg. Se você tiver um saco protetor de roupas, coloque a cortina dentro, para não ficar espalhada no cesto. Caso não tenha, você utilizar uma fronha e amarrar a ponta. Depois, é só acomodar no cesto, bem distribuídos. Por fim, escolha o programa de lavagem para roupas delicadas e use sabão líquido.

No tanquinho

Assim como na máquina de lavar, no caso do tanquinho você vai lavar as cortinas no programa para roupas leves. Porém, o tanquinho não faz a centrifugação das roupas, então você pode usar a centrífuga Colormaq depois da lavagem. Depois da centrífuga, as cortinas ficarão por pouco tempo no varal, de preferência na sombra. Mas, se você quiser é só colocar a cortina para secar no próprio varão, se for em local arejado. No tanquinho, não se esqueça de utilizar também o saco protetor de roupas ou a fronha para envolver as cortinas.

Viu só? É muito fácil lavar cortinas na máquina de lavar. Assim, você não precisa fazer nada à mão. Você pode aproveitar o tempo de funcionamento da lavadora para fazer outros serviços domésticos.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos.