Separar as roupas antes da lavagem

Lavar as roupas é uma tarefa comum no dia a dia das pessoas e as lavadoras de roupa vieram para facilitar essa tarefa. Basta colocar as roupas na máquina, colocar o sabão em pó, escolher o programa certo e pronto. Esperar a máquina realizar o ciclo. Certo? Errado! Saiba que, antes de todos esses processos existe algo muito importante: separar as roupas antes da lavagem. Sim, você precisa fazer isso. Imagine você lavando uma roupa preta com uma toalha de banho? Já se imaginou lavando uma calça jeans e uma camiseta branca? Pois é! Arrepia só de pensar, não é?! Por isso, vamos te explicar mais abaixo como separar as roupas corretamente.

Separando por tipo

Primeiramente, o ideal é observar as etiquetas das roupas, pois elas dirão se a peça pode ir na máquina, se pode lavar com alvejante, se é um tecido delicado, se pode deixar de molho, entre muitas outras informações. Então, separe as roupas em pilhas de acordo com os tipos de tecidos. Não misture os tecidos pesados com os tecidos mais leves. Imagine que uma calça jeans, com tecido mais pesado e firme, pode danificar uma peça de malha mais fina. Toalhas de banho devem estar juntas com outras peças da mesma categoria de roupas, assim como as peças de cama, como os lençóis, fronhas e edredons. Já as roupas íntimas devem ser lavadas com peças de tecidos mais finos e mais delicados.

Separando por cor e sujeira

Alguns tecidos podem soltar tinta durante a lavagem e manchar outras peças mais claras, então separe as roupas brancas (ou mais claras) das roupas coloridas. Assim, você evita de ter uma surpresa ao final da lavagem. Observe também o grau de sujeira das roupas. Uma peça mais suja precisará de um tempo maior na lavadora, enquanto que as peças menos sujas ficarão por menos tempo na lavagem, pois exigem programas de lavagem menos intensos. Portanto, fazendo esta separação, você evita estragar peças de roupas.

Roupas com fiapos

No caso das roupas que soltam fiapos durante a lavagem, como fraldas e moletons, devem ser separadas das roupas que podem acumular fiapos, como meias e algumas camisetas. As peças de lã precisam de uma lavagem exclusiva, no ciclo de roupas delicadas, pois são roupas que, com o atrito com outras peças, podem ficar danificadas e sem possibilidade de reparos.

Seguindo estas orientações de como separar as roupas antes da lavagem, você tem peças com aparência de nova por mais tempo e ainda garante o bom funcionamento da sua lavadora.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos.