Automática e semiautomática: quais as diferenças?

Atualmente existem muitos modelos de lavadoras de roupas. Mas existem duas que são mais populares no Brasil: automática e semiautomática. As automáticas, chamadas de máquina de lavar e as semiautomáticas, mais conhecidas como tanquinho. Mas você sabe diferenciar as características de cada? E os benefícios de cada uma? Nesse post nós vamos tirar suas dúvidas, para que sua lavanderia fique mais prática.

 

Automática

A máquina de lavar também enxágua e centrifuga a roupa. É uma opção para quem busca praticidade, tem pouco tempo para lavar as roupas e precisa que elas fiquem secas em um tempo mais curto.  Ao fim do ciclo de lavagem, as roupas já saem prontas para estender no varal. A máquina de lavar serve para lavagem de roupas do dia a dia, que são mais leves, delicadas e não têm sujeira muito pesada. Uma de suas principais características são os ciclos de lavagem, que tem programação automática para determinados tipos de roupa.

A máquina de lavar tem um batedor interno vertical, com filtro, portanto, proporciona uma lavagem mais suave. Além disso recebe também mais ajuda das reações químicas do sabão, alvejante e amaciante para eliminar toda a sujeira. Por possuir mais funções, a máquina de lavar tem um consumo maior de energia para dar conta de lavar, enxaguar e torcer as roupas.

automática e semiautomática

Semiautomática

O tanquinho é famoso por dar conta de lavar roupas com muita sujeira, como terra, graxa e pano de chão, pois possui um batedor mais potente. Ideal para lavar roupas mais pesadas como cama, mesa e banho. Diferente da máquina, o tanquinho só tem as funções de lavar e enxaguar. Portanto, para exercer bem essas duas funções, uma pessoa participa ativamente das etapas de lavagem.

O processo de enchimento e saída de água é manual, isso significa que uma pessoa tem que manusear a mangueira para encher a máquina antes da lavagem e esvaziar ao terminar. Esse processo também deve acontecer entre o intervalo de lavagem e enxague, já que a água suja da lavagem tem que ser trocada por água limpa manualmente para o enxágue. Em contrapartida, um dos maiores benefícios dessa categoria é a economia de energia. Em outras palavras, o tanquinho lava mais gastando bem menos.

Por não ter opção de torcer a roupa, o uso de centrífuga em conjunto com o tanquinho é perfeito. A centrífuga além de ser econômica, deixa a roupa quase seca.

Agora, você já sabe a diferença entre automática e semiautomática. Aproveite para conhecer os modelos Colormaq. Se ainda tiver alguma dúvida, mande para gente!

 

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *