Purificador ou bebedouro: qual usar?

A qualidade da água que bebemos preocupa cada vez mais, por isso é importante investir em produtos que vão garantir água própria para consumir. Não apenas com a água para beber, mas também com a água que usamos parar lavar e cozinhar os alimentos.  Além disso, um outro aspecto importante é a temperatura da água. Com o forte calor que faz em boa parte do Brasil, água gelada para matar a sede e hidratar o corpo é a melhor opção.

Purificador ou bebedouro?

Muita gente compra água mineral em galões pequenos e grandes, mas tem também quem prefere o purificador para limpar a água que sai da torneira. O importante é escolher o equipamento certo para a sua realidade e espaço.


Purificador de Água
purificador colormaq
Purificador de água Colormaq

O purificador de água bloqueia as partículas de impurezas e o cloro da água que vem da água da rua ou caixa d’água. Essa filtragem garante uma água limpa e própria para consumo. Para instalar em casa, por exemplo, é ideal ter espaço na pia ou balcão (para o purificador de mesa), ter uma torneira com duas saídas de água e um interruptor para ligar a tomada. Em caso de estabelecimentos comerciais, também é preciso espaço, uma saída de água e o interruptor. Para manter a qualidade de limpeza da água é preciso trocar o filtro interno do purificador a cada 6 meses.

O purificador Colormaq possui dois tipos de refrigeração:

Compressor: o purificador com sistema de refrigeração por compressor deixa a água gelada mais rápido e por mais tempo. Dessa forma, é indicado para famílias com alto consumo de água.

Eletrônico: o purificador com sistema de refrigeração eletrônico também deixa a água gelada, porém leva um tempo maior, pois sua refrigeração é por uma placa eletrônica. É ideal para lugares com baixo consumo de água.


Bebedouro de Água
bebedouro colormaq
Bebedouro Premium de água Colormaq

O bebedouro de água é o equipamento indicado para quem usa galão de água mineral. Diferente do purificador, o bebedouro exige a compra da água mineral ou abastecimento do galão (de até 20 litros). Assim como o purificador, possui o sistema de compressor, que também gela e mantém a temperatura da água por mais tempo. Para instalação, é necessário ter espaço para o bebedouro de mesa, interruptor e espaço na vertical para que caiba o galão. O importante para manter a qualidade da água do bebedouro é fazer sempre a limpeza.

Higienização do bebedouro

Ao contrário da água da rede pública, a água mineral do garrafão não possui cloro, por isso é importante a higienização. A cada 3 meses é preciso retirar o galão, esvaziar completamente o bebedouro pelas torneiras de água natural e gelada. Coloque no garrafão 4 litros de água com 1 colher de água sanitária e abasteça o bebedouro. Deixe agir por 15 minutos e esvazie o bebedouro novamente. Encha o garrafão com 5 litros de água limpa, coloque novamente no bebedouro e esvazie pelas torneiras. Esses processos irão enxaguar os reservatórios. Como resultado, você terá um bebedouro limpinho e água refrigerada.

Gostou? Compartilhe com os amigos.