O que fazer na Fritadeira Air Fryer?

A Air Fryer  pode ser usada para fazer diversos tipos de comidas, doces ou salgadas.  Além de sua principal função que é fritar sem óleo, a Air Fryer também funciona para grelhar, cozinhar e até assar os alimentos. Algumas técnicas de preparo podem ajudar a deixar a comida ainda mais gostosa. Uma delas é: só coloque o alimento depois que a fritadeira já estiver aquecida (quando a luz verde acender). Use sempre porções menores, cobrindo apenas o fundo do cesto pois o excesso de comida pode atrapalhar o cozimento. Sempre retire e mexa o cesto durante o funcionamento para garantir que todos fiquem fritos por completo. E para deixar sua carne mais macia, se possível, só acrescente o sal depois que estiver pronta.

Separamos algumas dicas de como fazer batata, carnes e legumes na Air Fryer.

Batata Frita
A batata frita é o alimento que mais gera expectativa quando se fala em fritura sem óleo. A batata feita na Air Fryer  não deixa nada a desejar se comparada com a tradicional. Basta saber fazer. As batatas fritas congeladas têm um ótimo resultado na fritadeira. Para que elas fiquem mais crocantes, antes de colocar no cesto, seque as batatas com papel toalha para tirar o excesso de gelo. A recomendação é ajustar o timer de 12 a 20 minutos a 200° de temperatura.

Imagem ilustrativa

As batatas palito caseiras têm  resultado um pouco inferior ao das congeladas, mas também ficam ótimas. Antes de fritar, seque a batata com papel toalha para tirar a umidade e pincele uma quantidade pequena de óleo (ou azeite). A recomendação é 18 a 30 minutos com temperatura de 180°.


Frango

A carne de frango fica muito gostosa quando feita na fritadeira elétrica, especialmente os cortes que têm pele, pois ficam bem crocantes. Para filé de frango, a recomendação é deixa de 10 a 18 minutos a 180° de temperatura. Nesse meio tempo, vire o filé para que ele doure dos dois lados. A coxa de frango demora um pouco mais, de 18 a 30 minutos a 200°. Pincele um pouco de azeite sobre a pele para dar mais crocância.  Nuggets ficam prontos rapidinhos e podem ser feitos ainda congelados. Ajuste o time de 10 a 15 minutos a 200°.

Imagem ilustrativa


Carne de Vaca

As possibilidades de misturas com carne de vaca na Air Fryer são enormes.  Separamos algumas opções que fazem mais parte do cardápio do brasileiro. O bife, por exemplo, pode ser feito de 10 a 18 minutos a 180°. Bolinhos de carne ficam saborosos e dourados. Use o timer de 10 a 15 minutos a 180°. Mexa o cesto a cada cinco minutos para que eles fritem todas as partes. Hambúrguer pode ser feito de 7 a 14 minutos, a 180°.

Imagem ilustrativa


Carne de Porco

Quanto maior a quantidade de gordura do alimento, mais gostoso ele fica sendo feito na Air Fryer. É o caso da carne de porco. A linguiça toscana, por exemplo, fica sequinha e muito saborosa. Uma boa dica é cortar os gomos em pedaços menores ou ao meio antes de fritar. Pode ser feita de 10 a 15 minuto a 180°. Filé de copa lombo, bisteca e costelinha também são ótimas opções. Podem ser feitas de 15 a 30 minutos a 200°.

Imagem ilustrativa

Peixe
Filé de salmão fica perfeito na Air Fryer. Ficam prontos de 6 a 15 minutos a 180°. No caso dos peixes é sempre bom ficar de olho durante o processo pois é um alimento que fica pronto rápido e se passar do ponto pode perder a suculência. File de Tilápia  também pode ser preparado no mesmo tempo e temperatura. Lembrando que os peixes empanados também são uma boa pedida.

Imagem ilustrativa


Pastel

Sim, é possível fritar pastel na Air Fryer. Basta colocar no cesto para fritar de 8 a 10 minutos a 200°. Para que ele fique mais crocante, pincele uma pequena quantidade de óleo (ou azeite) no fundo do cesto da fritadeira e na massa do pastel. Na metade do tempo vire o pastel para que frite completamente.


Legumes

Nem todos os tipos de legumes são indicados para a Air Fryer.  Alimentos que possuem mais água em sua composição, como berinjela, pimentão, cebola, espiga de milho podem ser grelhados. Já cenoura, brócolis e vagem, por exemplo, não têm o mesmo resultado por serem legumes mais secos.

Imagem ilustrativa

Essas são algumas das inúmeras sugestões de alimentos que podem ser feitos na Air Fryer. Todos os tempos sugeridos acima são com base no manual da Fritadeira Elétrica Air Fryer Colormaq 1500W 3,6 litros . Os tempos podem sofrer interferência da temperatura externa, do alimento, do tamanho dos pedaços e quantidade de água que o alimento possui.

Gostou das dicas? Compartilhe!