Limpeza da máquina de lavar: saiba como fazer

Pode não parecer, mas as lavadoras acumulam muita sujeira durante as lavagens. Por isso, é importante e indicado fazer a limpeza da máquina de lavar, pelo menos uma vez por mês. A higienização garante o bom funcionamento do seu produto, que durante o uso é exposta a fiapos, resto de sabão e resíduos das roupas. Então é melhor ficar atento, pois são materiais que podem danificar a máquina e manchar as roupas que estão sendo lavadas. Assim, selecionamos algumas dicas para manter a sua máquina de lavar limpinha.

Programa “Limpeza do cesto”

Primeiramente, você deve conferir antes se não tem nenhuma peça de roupa dentro da lavadora, pois todo o processo deve ser feito com a máquina vazia.

limpeza da máquina de lavar

Algumas máquinas de lavar, como os modelos da Colormaq, possuem o programa de limpeza do cesto em sua programação. Então, basta adicionar 1 litro de alvejante diretamente no cesto, selecionar o nível de água “Alto”, apertar o botão de “Turbo lavagem” e por fim escolher o programa “Limpeza do cesto”. Este ciclo é para evitar manchas nas roupas em função do acúmulo de gordura do amaciante e resíduos do sabão.

Limpar o dispenser

O dispenser é a parte onde ficam o sabão, amaciante e alvejante. Portanto, é o lugar em que os resíduos dos produtos de limpeza ficam mais acumulados. A maioria das máquinas de lavar têm o dispenser removível, então é bem fácil de limpar. Retire o compartimento de sabão (gaveta). Lave o compartimento no tanque com água corrente e bucha macia. Na lavadora, limpe o alojamento onde fica a gaveta com um pano úmido e coloque o compartimento de volta.

Limpar o filtro de fiapos

O filtro interno é bem fácil de limpar. A recomendação é que a higienização seja feita depois de cada uso. Mas muita gente esquece de limpar por meses e o resultado pode ser assustador, já que esse filtro além de absorver os fiapos das roupas, também retêm sujeira. Para limpar, puxe a tampa localizada no centro do agitador da lavadora e retire o suporte do filtro. Lave o filtro em água corrente. Se precisar, use uma escova para tirar a sujeira e coloque de volta. Dessa forma, você terá um filtro limpinho.

lca 12 colormaq
Essas dicas de limpeza da máquina de lavar podem evitar problemas com a lavadora e também com manchas na roupa. Crie a rotina de limpar sempre a máquina e evite dor de cabeça. Como resultado, sua máquina de lavar vai durar muito mais.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos!