Dicas para economizar energia em casa

Todo final de mês, ao recebermos nosso salário, nós focamos em pagar as contas. É a realidade de muitos brasileiros. Contas de água, telefone, internet e umas das mais importante é a conta de energia, não é?! Imagine ter que viver sem a energia elétrica novamente? Nós a utilizamos para cozinhar, para lavar as roupas na máquina de lavar, pra tomar um banho quentinho. Então, para facilitar e ajudar no dia a dia, vamos te dar algumas dicas para economizar energia em casa. Você vai ver que, ao final do mês, quando a conta chegar, vai fazer uma diferença enorme!

Iluminação artificial

Uma das primeiras coisas que você deve se atentar são as lâmpadas de led. Além de serem muito mais econômicas do que as fluorescentes e as incandescentes, elas possuem uma vida útil maior, ou seja, vai durar por mais tempo e são bem versáteis em variedade de cores e na claridade.

Iluminação natural

Algo muito importante é aproveitar a luz natural. Janelas, portas, claraboias, tijolos de vidro ou vazados. Essas são opções excelentes para aproveitar a luz do dia por mais tempo dentro de casa. Outra questão é a cor das paredes, móveis e cortinas. Quanto mais clara, melhor, pois refletem tanto a luz artificial quanto a luz natural. Isso ajuda a economizar, porque você demora mais pra acender as luzes da casa.

Aparelhos desligados

Sabe aquela luzinha dos aparelhos que fica ligada mesmo com que ele esteja desligado? Pois é. Uma dica é desligar esses aparelhos da tomada, a menos que eles precisem ficar ligados. Isso pode gerar uma enorme economia de energia na sua conta ao final do mês.

Ferro e chuveiro

Os dois funcionam com uma resistência e portanto, precisam de uma alta tensão para esquentar, fazendo com que o consumo seja alto. Então, planeje passar as roupas todas de uma vez só, ao invés de ficar ligando o ferro todos os dias. Outra dica é: não ligar o chuveiro e o ferro ao mesmo tempo. Assim, a economia vai ser maior.

Lavadoras de roupas

Todos os tanquinhos e máquinas de lavar da Colormaq possuem classificação A em economia de energia. Então, não tem erro na hora de economizar. Ainda assim, você pode economizar esperando o acúmulo de roupas e lavar de uma única vez. Assim, você vai ligar a lavadora apenas uma vez de tempos em tempos, fazendo menos ciclos e gastando menos energia.

Outras dicas

Quando for ligar aparelhos na tomada, não utilize os famosos “T” ou “benjamins”. Esse tipo de acessório consome muita energia, pois são várias tomadas juntas a ele ao mesmo tempo. Sem contar que o risco de incêndio é muito grande. Tire da tomada todos os portáteis da cozinha, para que eles não fiquem no stand-by, como vimos anteriormente. E por último, sempre compre produtos com selo A em economia de energia.

Viu só! Essas dicas para economizar energia são muito importantes e fáceis de seguir. Assim, você está se ajudando e ajudando ao meio ambiente, pois a maior parte da energia elétrica vem das hidrelétricas, que tem um consumo elevado de água.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos.