Como reutilizar a água da lavadora de roupa

16-01-21-Reutilizar-a-água-máquina-de-lavar-colormaq

Constantemente a preservação do meio ambiente tem sido um assunto muito comentado. Não é questão de moda, pois é algo muito necessário de se falar e colocar em prática. Porém, muitas vezes nos perguntamos como é que conseguimos ajudar nessa questão ambiental. Então, começamos a economizar no banho, fechar as torneiras, não lavar a calçada e o carro utilizando a mangueira. Aliás, você sabia que também é possível economizar água e ajudar o meio ambiente quando está lavando roupas? Então agora, vamos te dar algumas dicas de como reutilizar a água da lavadora de roupa.

Primeiramente é fundamental escolher uma lavadora que além de ser eficiente na limpeza, também contribua para uma vida sustentável. Mas como e quando eu posso reutilizar a água que está na minha lavadora? Em alguns casos você pode até usar a água para lavar outras peças de roupas.  A gente explica como fazer o reuso no tanquinho e também na máquina de lavar. Caso você não saiba, clique aqui para saber a diferença entre o tanquinho e máquina de lavar.

Tanquinho

Nos tanquinhos Colormaq, é comum as pessoas usarem a mesma água para lavar mais de um lote de roupa. Você pode lavar peças menos sujas primeiro e não drenar a água. Na segunda lavagem, você pode lavar as peças com sujeiras mais pesadas, como tapete e pano de chão.  É importante sempre verificar as condições dessa água antes de usar.

Máquina de lavar

Para reutilizar a água, no caso das máquinas de lavar Colormaq, o processo deve ser feito antes do enxágue, é só apertar “Reutilizar Água”. Assim, no momento da drenagem, a máquina vai pausar o processo para você retirar a água manualmente. É só colocar a mangueira num balde ou bacia e apertar o botão “Reutilizar Água” novamente. Então, a drenagem da água será iniciada. Quando terminar de sair toda a água, é só colocar a mangueira de volta no lugar, que o processo de centrifugação será iniciado.

Reutilizando a água

Agora, a água que saiu da lavadora poderá ser utilizada para lavar:

  • O quintal, calçada, lavanderia;
  • Pisos de cimento, cerâmica, porcelanato;
  • O banheiro;
  • A bicicleta ou alguns brinquedos de plástico.

Agora que você aprendeu como reutilizar a água da lavadora de roupa, é só colocar em prática. Por fim, lembre que a água reutilizada vai conter produtos de limpeza e sujeiras das roupas. Sendo assim, não é boa para consumir ou para dar banhos nos animais e nem regar as plantas.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.