Como reutilizar a água da lavadora de roupa

Para cuidar do meio ambiente podemos começar pelas coisas simples, economizar água durante os serviços domésticos é uma delas e faz toda diferença.  Por isso é fundamental escolher uma lavadora que além de eficiente na limpeza, também contribua para uma vida sustentável.

Mas como e quando eu posso reutilizar a água que está na minha lavadora? É simples e fácil. Você pode reutilizar a água para lavar o quintal ou lavanderia, por exemplo. Em alguns casos você pode até usar a água para lavar outras peças de roupas.  A gente explica como fazer o reuso no tanquinho e também na lavadora automática. Todas as orientações são com base nos manuais de instruções das lavadoras Colormaq.

Tanquinho – No tanquinho (ou lavadora semiautomática) é comum as pessoas usarem a mesma água para lavar mais de um lote de roupa. Você pode lavar peças menos sujas primeiro e não drenar a água. E deixar para a segunda lavagem as peças mais pesadas, como tapete e pano de chão.  É importante sempre verificar as condições dessa água antes de usar.  Para reutilizar a água da lavagem para outras atividades domésticas, como lavar o quintal, é necessário fazer a drenagem da água , usando a mangueira de saída do tanquinho. Você pode escoar a água diretamente no chão ou colocando em um balde. Veja a figura abaixo.

Lavadora Automática – Para reusar a água da lavadora automática o processo deve ser feito antes da centrifugação.  No caso da lavadora automática Colormaq já existe um botão que para a lavagem no momento de reaproveitar a água. Para isso, é só apertar “Adiar Centrifugação” antes do início do enxágue, a máquina vai parar o processo para retirada da água manualmente.   A pessoa deve retirar a mangueira da saída de água do cano de escoamento e colocar no lugar ou recipiente que deseja (balde ou bacia).  Depois deve direcionar a mangueira no recipiente, apertar o botão novamente para que o processo de drenagem seja reiniciado. A água da lavadora será drenada para o recipiente. Ao terminar, é só por a mangueira de volta. Automaticamente a lavadora voltará o processo de centrifugação.

Lembrando que a água reutilizada vai conter produtos de limpeza e sujeiras das roupas, não é indicada para consumo ou para lavar animais e plantas, por exemplo.

Gostou das dicas?
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *