Aprenda a fazer pão na batedeira planetária

09-01-21-Batedeira-Colormaq-Massa-de-Pão-Materia

Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã, não é mesmo? O pão, alimento tradicional da mesa do brasileiro, surgiu há muito tempo. Porém, antes de ser esse pão fofinho de hoje, ele era uma massa achatada e dura e seca, que precisava ser fervida para ficar melhor ao paladar. Com o passar do tempo, foram acrescentados mel, azeite, suco de uva, e frutas à massa. Assim que surgiu a fermentação, as receitas de pães ficaram ainda melhores e se tornaram os alimentos que conhecemos hoje. Agora, para que você aprenda a fazer pão na batedeira planetária, preparamos uma receita especial de dar água na boca.

Sim, é possível fazer pão na batedeira planetária, pois ela tem um batedor especial para massas pesadas. O batedor em formato de gancho vai garantir a mistura perfeita dos ingredientes e do ponto da massa. O melhor é que você pode fazer qualquer receita de pão na batedeira. Essa receita que você verá a seguir é de um pão caseiro tradicional. Então, vamos à receita?

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
1 sachê de de fermento biológico granulado
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher e meia de sal
1 colher de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
150 ml de óleo de soja
1 gema para pincelar
1 copo e meio de leite morno

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o fermento, o açúcar e o leite na tigela da sua batedeira e comece a bater na velocidade baixa. Não pode se esquecer de utilizar o gancho para massas pesadas. Devagarinho, vá acrescentando metade da farinha de trigo. Em seguida, acrescente o óleo, o sal e a manteiga. Termine de colocar o restante da farinha e aumente a velocidade da batedeira para “alta”. Continue batendo até que a massa fique homogênea e não fique grudando na tigela de inox.

Despeje a massa em uma superfície que esteja coberta com farinha para não grudar e vá sovando a massa até que ela fique lisa e solte das mãos. Logo após, deixe que a massa descanse por cerca de uma hora dentro do forno desligado. Depois, passado esse tempo, modele a massa da maneira como preferir. Nesse meio tempo, já deixe o forno pré-aquecendo a 180°. Pode enrolar, colocar na forma, fazer em formato de bolinhas. Passe a gema com um pincel em cima do pão ainda cru e depois é só colocar no forno pré-aquecido. Por fim, quando os pães estiverem dourados, pode retirar do forno.

Para acessar mais receitas, é só clicar aqui.

Gostou? Então, compartilhe com os amigos para que todo mundo aprenda a fazer pão na batedeira planetária também!