Como remover manchas de A a Z

26-02-21-Como-remover-manchas-de-A-a-Z

Umas das coisas mais comuns que acontece no nosso dia a dia são as manchas nas roupas. Pode ser aquela mancha de barro, de graxa, molho de tomate ou batom. Nem sempre percebemos na hora, mas na hora de lavar essas manchas estão lá. Com isso, pensamos que a peça está danificada para sempre ou que a única solução é usar a roupa manchada. Porém, o que você não sabe é que existem alguns truques que vão te ajudar no dia a dia e tornar a sua vida muito mais fácil. Então, acompanhe abaixo como remover manchas de A a Z: para cada letra do alfabeto, uma mancha.

Letra A: Mancha Amarelada

Muitas vezes aparecem algumas manchas amareladas no tecido. Não sabemos nem o motivo, mas elas estão lá. Na maioria dos casos são manchas que aparecem com o passar do tempo. Não tem muito segredo para remover essas manchas. O primeiro ingrediente a ser utilizado é o vinagre branco destilado. Você deve misturar 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de bicarbonato de sódio e aplique esta pasta sobre a mancha. Depois, deixe agir por pelo menos 30 minutos e por fim, lave sua roupa como de costume. Uma outra solução é utilizar somente 5 colheres de bicarbonato de sódio e 5 colheres de sal de cozinha em 5 litros de água. Você tem que deixar a peça de molho nesta água por duas horas e, em seguida, esfregue o local da mancha e lave com água e sabão. Se a mancha persistir, você pode repetir o processo.

Letra B: Mancha de Batom

Um belo dia você está se arrumando, até porque todo mundo gosta de estar bem apresentável, né?! De repente, ao passar o batom, você percebeu que manchou aquela blusa branca linda que você tanto gosta. É um pouco desesperador, mas não precisa se preocupar, pois vamos remover essas manchas. Antes de mais nada, não deixe que a mancha se espalhe em outros lugares da peça. Em seguida, estique sua roupa em um lugar limpo e plano. Depois, despeje um pouco de álcool em cima da mancha e esfregue com uma escovinha (pode ser escova de dentes) e depois é só lavar na sua lavadora de roupas normalmente. Se preferir, você pode usar o detergente neutro, aplicando uma quantidade em cima da mancha e esfregando com a escovinha. Se precisar, pode repetir o processo até que a mancha desapareça.

Letra C: Mancha de Caneta

A gente é mestre em deixar a caneta “estourar” nos bolsos, não é?! Às vezes esquecemos a caneta no bolso e, por ficar muito tempo em contato com calor extremo para uma caneta, ela acaba estourando e espalhando a tinta em todo o bolso, sem contar que ainda vaza e mancha outras partes da calça, por exemplo. É possível remover essas manchas com álcool. Se a mancha estiver fresca, passe um pano limpo para tirar o máximo do excesso que você conseguir. Não se esqueça de colocar um pano por baixo, para não manchar o outro lado da sua roupa. Por fim, você vai despejar o álcool em cima da mancha e esfregar com um pano até ela sair completamente. Uma outra solução é usar o vinagre branco no lugar do álcool.

Letra D: Mancha de Desodorante

Imagine que incômodo você levantar o braço e aquela mancha de desodorante estar na sua roupa, não é?! Muita gente passa por esse desconforto e não sabe como resolver. Por isso, estamos aqui. Você pode utilizar dois produtos para remover essas manchas. Primeiramente, você vai misturar 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 colher de água. Aplique essa mistura em cima da mancha e deixe agir por 5 minutos. Depois, é só lavar na máquina de lavar ou tanquinho. A outra opção é utilizar um pouco de detergente neutro em cima da mancha e esfregar um pouco para penetrar no tecido. É só deixar agir por 5 minutos e lavar em seguida. Não tem segredo.

Letra E: Mancha de Esmalte

Você já aprendeu a remover manchas de batom. Agora, você está lá, em casa cuidando das unhas. Você pega o esmalte e, por um descuido, acaba deixando cair na sua roupa. Pode ficar tranquila, pois há solução. Antes de tudo, deixe o esmalte secar para não piorar a mancha. Outra dica é não esfregar, pois se a mancha se espalhar, você vai ter mais trabalho. Molhe um algodão na acetona e vá pressionando do lado avesso da mancha e depois pode lavar a peça com sabão. Contudo, é muito importante você se atentar ao tipo de tecido, pois alguns deles não pode ter contato com removedores, como a acetona. Então, uma outra dica é utilizar o óleo de coco, que você vai colocar em cima do esmalte e deixar secar. Esfregue a área manchada com uma escovinha até o esmalte sair. Por fim, pode lavar a roupa normalmente.

Letra F: Mancha de Ferrugem

Manchas de ferrugem talvez seja umas das mais comuns nas roupas. Elas surgem normalmente devido ao contato da roupa com alguma parte metálica enferrujada e muitas vezes não percebemos. Contudo, ainda há maneiras de se livrar e remover essas manchas. Fazendo uma mistura de limão e bicarbonato de sódio, você pode colocar em cima da mancha e deixe no sol para secar. Depois de seco, é só lavar sua roupa como de costume. Caso prefira, você pode usar uma colher de detergente neutro em um copo de água morna e colocar em cima da mancha de ferrugem. Deixe secar e lave em seguida.

Letra G: Mancha de Graxa

Ah, a temida mancha de graxa que assusta todos aqueles que lavam roupa. Andar de bicicleta ou mexer no carro podem deixar uma marca de graxa na sua roupa. Mas é possível se livrar da graxa. Primeiramente você tem que retirar o excesso de graxa, caso haja, com uma espátula ou qualquer objeto semelhante. Depois, é só colocar água quente em cima da mancha e esfregar um sabonete. Com uma escovinha você vai esfregar até formar espuma. Enxágue e esfregue somente com água morna. Finalmente é só lavar a roupa. É possível também remover a mancha utilizando detergente. Tire o excesso da mancha como no processo anterior e coloque um pouco de amido de milho na mancha. Depois de meia hora, escove o amido de milho com cuidado e ele vai formar uma farinha escura, pois absorveu a graxa. Por último, coloque o detergente e esfregue novamente.

Letra H: Mancha de Henna

A henna é um tipo de corante muito utilizado nas tinturas de cabelos e sobrancelhas. Além disso, algumas pessoas utilizam para pintar a pele. Mesmo que não seja uma tintura permanente, pode ser um pouco complicado de remover. Quanto mais rápido limpar, maior a chance de sair a mancha. Se cair uma quantidade considerável na roupa, retire o excesso antes de fazer qualquer ação. Enxágue a mancha na água fria, pois a água quente pode deixar a mancha para sempre. Passe detergente dos dois lados da roupa e esfregue com os dedos e espere por duas horas. Depois é só enxaguar. Existe também a possibilidade de usar o álcool isopropílico. Jogue um pouco do álcool sobre a mancha e com um pano limpo ou chumaço de algodão, dê pequenas batidinhas, mas sem esfregar, pois pode manchar mais. Assim que a mancha sumir, é só enxaguar e lavar bem a roupa.

Letra I: Mancha de Iodo

Sabe aquele remédio que você passa no machucado ou no ralado? Sim, aquilo é o iodo usado para limpar a pele e desinfetar machucados. Além disso, ele deixa uma mancha terrível tanto na pele quanto na roupa se não tomarmos o cuidado ao manusear durante a aplicação. Caso sua roupa tenha manchado, aplique um pouquinho de água oxigenada com a ajuda de um algodão, deixando agir por alguns minutos, sem esfregar para não piorar a situação. Depois coloque na máquina de lavar para realizar o processo de lavagem que você usa no dia a dia. Se quiser, você ainda pode tentar remover a mancha de outra forma, colocando um pouco de detergente diretamente sobre a mancha. Após algumas horas é só lavar completamente a roupa com o sabão em pó.

Letra J: Mancha de Jaca

As pessoas que consomem jaca sabem que ela possui um líquido que deixa uma mancha específica nas roupas. E isso é complicado, pois muitas vezes a mancha não sai. No entanto, existem alguns truques que vão te ajudar. Primeiramente, vamos usar o truque do limão e vinagre. Você precisa deixar a roupa úmida e aplicar algumas gotas de limão e vinagre sobre a mancha. Depois, você vai enxaguar o tecido e aplicar um pouco de óleo, pode ser óleo de cozinha ou óleo cosmético mesmo, mas não esfregue. Deixe agir por alguns minutos e depois retire o óleo com detergente e lave a peça por inteiro. Um outro truque é a acetona, ideal para roupas brancas ou de tons mais claros. Para funcionar, aplique algumas gotas de acetona sobre a mancha e deixa o produto agira por alguns minutos e enxágue. Não se esqueça: não use acetona em roupas coloridas.

Letra L: Mancha de Lama

Deixar as crianças brincarem faz muito bem à saúde e ao desenvolvimento delas. Porém, o que não faz parte do desenvolvimento são as manchas de barro que aparecem nas roupas dos pequenos. Elas sempre dão uma dor de cabeça. O ideal, para remover as manchas, é esperar a lama secar, pois a limpeza será mais eficaz. Então, não se preocupe. Raspe a lama seca com uma faca ou espátula e, usando uma escovinha, esfregue suavemente a mancha ainda seca. Depois, lave com água morna e detergente. Uma outra dica é deixar a roupa de molho no vinagre branco. Mas atenção: a cada 30 minutos, troque a água para que a água suja não manche a roupa inteira. Depois de algumas horas, retire a peça do molho e lave normalmente.

Letra M: Mancha de Molho de tomate

Algumas situações são totalmente atrativas umas com as outras. Você está cozinhando aquele almoço de domingo, fazendo aquela macarronada incrível com molho de tomate e de repente o molho insiste em fazer uma mancha na sua blusa! É atração, mas não se preocupe. Isso também tem um jeito. O importante é você agir assim que a roupa manchar, pegando um guardanapo de papel e pressionando sobre a mancha para tirar o excesso. Sobre a mancha, você vai colocar água morna e detergente neutro, deixando agir por 5 minutos. Após o tempo, lave com água e sabão. Você pode usar também limão. Basta tirar o excesso do molho, como no processo anterior, passar uma esponja molhada em água fria em cima da mancha e espremer meio limão sobre ela. Esfregue com a esponja e lave em seguida.

Letra N: Mancha de Nódoa de caju

A mancha de nódoa de caju, popularmente conhecida como “nódia”, é uma mancha muito comum aos apreciadores desta fruta. Causada pelo líquido que escorre enquanto saboreamos, é uma mancha bem chata e se não prestarmos atenção, ela mancha a roupa inteira. Você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e água e aplicar sobre a mancha. Depois, você tem que colocar o tecido no sol, mas é muito importante que você vá molhando o local da mancha com um pouco de água, para não secar a mistura com o bicarbonato. Depois que a mancha desaparecer, é só lavar com o sabão em pó. Existe uma opção também para você fazer antes da mancha secar. Coloque um pouco de sal sobre ela e estique a parte manchada em uma vasilha, como uma bacia, por exemplo. Depois, você vai derramar água fervente sobre a mancha e lavar em seguida.

Letra O: Mancha de Óleo

A mancha de óleo também é muito comum, principalmente para quem passa muito tempo na cozinha, seja a trabalho ou hobby. É umas das manchas mais complicadas também, porque dependendo de como ela está, pensamos que é melhor jogar a roupa fora e comprar outra. Ainda bem que existem opções para remover essas manchas. Nos dois lados da roupa, jogue um pouco de detergente neutro e esfregue, mas sem colocar muita força. Finalize jogando água quente, também nos dois lados da roupa e lave como de costume. Se você acabou de manchar e já quer tomar uma providência, pegue a peça de roupa e jogue um pouco de talco em cima da mancha. Espera 4 horas e esfregue com uma escovinha, pois o talco vai absorver o óleo da mancha e virar uma espécie de “pasta”. Para finalizar, lave a roupa por inteiro com água quente e sabão em pó.

Letra P: Mancha de Pomada

A pomada para assaduras é muito indicada para os bebês, pois é uma maneira e aliviar o desconforto. Contudo, o desconforto de quem lava as roupas do bebê é pegar uma peça com uma mancha de pomada. Então, você tem duas opções para remover: sabão de coco ou vinagre. Primeiro, deixa a peça de roupa em água fervente e esfregue com o sabão de coco. Depois é só aguardar a água esfriar totalmente. Assim que a água estiver fria, esfregue a mancha novamente e lave ao final. No caso de querer usar o vinagre, coloque um pouco de fermento em pó em cima da mancha e aguarde uns minutos. Retire todo o pó e molhe a peça em água morna com sabão em pó. Após isso, lave a roupa somente com vinagra branco e deixe de molho por 15 minutos. E por fim, é só lavar na lavadora.

Letra Q: Mancha de Queimado

Se você já passou roupa pelo menos uma vez, sabe que as manchas de queimadura de ferro dão um certo desespero. O normal é que a roupa seja jogada fora, mas nem sempre precisa ser assim. Com exceção dos tecidos com poliéster ou tecidos que derretem com o calor do ferro, a maioria tem solução. Você pode usar água oxigenada em um algodão, esfregar na mancha e deixar agir por uns minutos. Assim que a mancha sair, é só lavar a roupa. Outra sugestão é fazer uma mistura de vinagre branco quente com bastante sal, aplicar sobre a mancha e deixar secar por completo. Por último, lave com água e sabão no tanquinho ou na máquina de lavar.

Letra R: Mancha de Rímel

Aqui está mais uma mancha que envolve o processo de beleza. Anteriormente, conseguimos remover a mancha de batom, mancha de esmalte e agora vem o rímel, aquela tinta preta para dar volume aos cílios. Mas o que não está no processo é encostar o rímel na roupa e fazer aquela mancha escura na roupa de festa. A sua primeira opção é aquecer um pouco de glicerina, que pode ser comprada na farmácia mesmo ou perfumarias, e aplicar sobre a mancha. Com uma esponja você vai esfregar suavemente e deixar agir por alguns minutos. Por fim, antes de enxaguar, aplique um pouco de água onde estava a mancha e depois lave. Caso não queira usar a glicerina, você pode colocar um pouco de detergente neutro nas cerdas de uma escova de dentes e esfregar suavemente. Assim, a mancha vai desaparecer aos poucos.

Letra S: Mancha de Sangue

Imagine você preparando aquele delicioso almoço de domingo e por um descuido corta o dedo. Imediatamente você vai fazer um curativo, mas até fazer isso, pode ser que caia um ou outra gotinha de sangue na roupa. Pode ser que o filho esteja brincando no quintal e de repente rala o joelho e mancha o short. Tudo o que você precisa fazer é molhar um pedaço de pano no vinagre branco e pressionar sobre a mancha. Fique pressionando por alguns minutos e depois lave na máquina. Outra alternativa é colocar um pouco de leite sobre a mancha e deixar por um tempo, até a mancha desaparecer.

Letra T: Mancha de Tinta

Chegou a hora de renovar a pintura da casa. É uma delícia, né?! Fica tudo bonito, com cara de novo e mais aconchegante. Mas, sem querer, você acaba sujando a roupa de tinta de parede. Mesmo sendo uma roupa mais surrada, você se preocupa com ela. Se a mancha for recente, retire o excesso com uma espátula ou outro objeto semelhante e aplique um pouco de detergente. Lava com água e uma escova, fazendo movimentos suaves. Depois, você vai deixar a peça de molho em água quente por 20 minutos e lavar normalmente depois deste processo. O álcool isopropílico também é ideal para remover aquelas manchas secas. Raspe com uma espátula e molhe um pano com álcool, passando suavemente sobre a mancha. Caso a mancha esteja muito forte, jogue o álcool diretamente na mancha.

Letra U: Mancha de Umidade

As manchas de umidade são causadas por fungos que se acumulam nos lugares mais úmidos. É muito comum vermos essas manchas nas paredes. Contudo, em dias mais chuvosos, as roupas nem sempre secam completamente e, se você guardar essas roupas úmidas, elas com certeza terão essas manchas. Se caso acontecer, você já tem dois truques na manga para pôr fim nelas. Primeiramente, pegue um guardanapo de papel, tire o excesso da mancha e coloque um pouco de vinagre em um pano limpo. Esfregue até mancha sair completamente. Se você misturar 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 litro de água quente, você pode deixar a peça de molho por alguns minutos e a mancha sai. Depois é só lavar e estender.

Letra V: Mancha de Vinho

Aquela taça de vinho, no final de semana é tudo de bom, não é?! Mas é preciso cuidado, pois às vezes por um descuido a taça vira e a roupa fica toda manchada de vinho. Caso aconteça, pegue a peça de roupa manchada e, com ajuda de um guardanapo de papel, tire o excesso do vinho. Aplique uma camada de sal sobre a mancha e aguarde dois minutos. Enxágue normalmente com água e depois, despeje um pouco de vinagre sobre o local e esfregue. Para finalizar, aplique detergente e lave a peça de roupa. Você tem a possibilidade de remover a mancha com sal e limão. Mergulhe a roupa em um balde de água fria com cubos de gelo. Corte um limão ao meio e esprema uma das metades na mancha e despeje um pouco de sal. Esfregue a mancha para eliminar as partículas de vinho que o sal absorveu.

Letra X: Mancha de Xarope

O xarope é um remédio bem comum para quando estamos doentes, principalmente quando há tosse. Acontece que algumas vezes o xarope acaba manchando a roupa, a toalha, a blusa de frio, o cobertor. Enfim, é um Deus nos acuda. Para remover as manchas de xarope, se você tiver em casa, misture 1 colher de álcool etílico em 3 colheres de água e aplique sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos. Enxágue onde estava a mancha e depois coloque a roupa para lavar na máquina.

Letra Z: Mancha de Zinabre

O zinabre é aquela crosta verde que se forma em algumas partes metálicas das roupas, como os botões, fivelas e zíperes. Em muitos casos, ele pode estragar o metal e você corre o risco de perder aquela peça de roupa. Então, para remover as manchas de zinabre das peças metálicas ou até mesmo das roupas, misture 1 colher de bicarbonato de sódio em meio copo de água e aplique sobre o local, deixando por três minutos. Esfregue com uma escovinha e, se o zinabre permanecer, deixe a mistura por mais tempo. Você pode usar também o álcool isopropílico. Molhe uma flanela no álcool e esfregue o local da mancha com a flanela. Não coloque o álcool diretamente na peça, pois pode estragá-la.

Viu só? Definitivamente são soluções de como remover manchas de A a Z! Porém, não se esqueça de verificar o tipo de tecido e a cor, pois alguns tecidos são bem sensíveis a alguns materiais específicos. Se não tiver contraindicação, seja feliz e livre de manchas.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *