Armários de aço: como comprar a sua cozinha

Mobiliar a casa não é tarefa fácil. Precisa ter paciência, pesquisar e ter uma boa trena na mão. E se o cômodo que você estiver montando for a cozinha, o desafio é em dobro, pois nos padrões atuais de casas e apartamentos, o espaço costuma ser bem reduzido. Por isso, você precisa escolher armários que se encaixem perfeitamente entre os eletrodomésticos, como fogão e geladeira. Uma opção boa e barata são os armários de aço para deixar a cozinha perfeita.

Com módulos de chão e de parede, esse tipo de móvel consegue se adequar a espaços grandes e pequenos com facilidade. contudo, antes de fazer a compra é importante que você tenha em mãos as medidas de espaço livre das paredes do ambiente.

Geralmente, os armários estão à venda por linhas, no caso da Colormaq são as linhas Roma, Verona, Paraty, Crystal e Titanium que têm profundidades diferentes. Significa que se você compra um balcão da linha Ipanema, ele será compatível com todas as peças da linha Ipanema, pois elas têm a mesma profundidade. Se você comprar um balcão da linha Leblon e um armário aéreo da linha Ipanema, eles ficarão de tamanhos diferentes, pois têm profundidades diferentes.

Então, é importante sempre escolher peças da mesma linha e ficar atento às variações dentro da mesma linha. Por exemplo: a Ipanema Master, só será compatível com módulos da Ipanema Master. A Paraty, apenas com as peças Paraty. E assim por diante.

E quanto peso esses armários aguentam? Cada prateleira aguenta até 10 kg. Gavetas aguentam até 3 kg cada uma. O tampo tem capacidade para 20 kg.
Para entender melhor sobre as peças, vamos fazer um resumo da utilidade de cada uma.

Armário Aéreo

Com opções de 2 a 3 portas, sem dúvida os armários aéreos são ótimos para guardar pratos, copos e utensílios em geral. No modelo de 3 portas o espaço mais alto sem prateleira possibilita guardar eletrodomésticos e objetos menos usados. O armário aéreo tem a opção de 3 portas, normalmente tem a mesma largura do balcão da linha e pode ficar acima do módulo. O armário de 2 portas ou basculante, é ideal para pequenos espaços, como acima da geladeira ou do depurador de ar.

Balcão

Além de guardar os utensílios, o balcão possui o tampo com capacidade para suportar até 20 kg. Você pode colocar eletrodomésticos e objetos de decoração. Tem também as gavetas para guardar talheres, utensílios e panos de prato.  Já a parte interna do balcão tem espaço para guardar panelas, assadeiras e utensílios maiores.

Gabinete

O gabinete é o módulo que fica embaixo da pia, por isso ele não possui tampo. A pia fica em cima da estrutura de ferro, porém é importante chumbar na parede e não no gabinete. Diferente do balcão, o gabinete tem um buraco para passagem do sifão da pia. O gabinete tem maior profundidade, é ideal para guardar objetos grandes: panela de pressão, travessas de vidro, bacias, tábuas de carne. Você precisa estar atento à altura, pois o gabinete tem 90 cm e a regulagem é feita para aumentar, mas nunca para diminuir a altura.

Paneleiro

O paneleiro é o coringa dos armários de aço. Com amplo espaço, ele é muito usado como despensa para alimentos. Mas também pode ser usado para guardas pratos, copos, vasilhas de plásticos e utensílios usados com mais frequência.  É o módulo que mais ocupa espaço na cozinha.

Kit

Com o intuito de ajudar quem tem pouco espaço e muita coisa para organizar, este tipo de armário é ideal, pois ele é uma mistura de várias peças em um armário só. O kit de cozinha tem cristaleira onde dá para colocar os copos, taças e xícaras. Além disso, tem na parte de baixo o balcão para decoração e objetos de uso frequente. Possui gavetas e nichos com separados e espaço para utensílios mais altos.

Cozinha completa

E por fim, para quem quer praticidade, a cozinha completa com todos os armários de aço é a melhor opção para mobiliar tudo de uma vez. Você consegue visualizar o ambiente completo e comprar todas as peças de uma vez só.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *