Aprenda a cuidar da sua lavadora

A lavadora de roupas é um dos eletrodomésticos que mais facilita o dia a dia das pessoas. Seja ela automática ou semiautomática (você pode ver aqui as diferenças), o fato é que lavar as roupas na mão usando bacia não dá mais. Mas algo muito importante é que a lavadora, assim como as roupas, precisa de cuidados especiais. Existem alguns cuidados que você deve ter ao usar sua lavadora de roupas para evitar que seu aparelho não fique danificado. Então, este post é para que você aprenda a cuidar da sua lavadora. Lembrando que a primeira coisa a ser considerada é guardar o manual de instrução, pois é um guia com todas as informações necessárias de uso e conservação do produto.

Limpeza interna

Antes de mais nada, você precisa verificar se a lavadora tem indicação de limpeza antes do primeiro uso. Muitas vêm com esta indicação e o processo é bem simples: basta colocar cerca de 40 ml de sabão no fundo do cesto ou no dispenser. Depois, selecionar o programa de lavagem para roupas pesadas, pois assim você garante que todo o sabão seja removido ao final do programa. Algumas máquinas de lavar já possuem um programa específico para limpar a parte interna do produto. Essa lavagem vai impedir os restos de sabão em pó se acumulem com o tempo e manchem suas roupas.

Limpeza do dispenser e filtro

Assim como o cesto, o dispenser e o filtro de fiapos também precisam de limpeza regular. Com o passar do tempo, o dispenser pode ficar entupido, por conta do amaciante e do sabão e prejudicar o funcionamento da sua lavadora. Para limpar o dispenser, utilize um pano úmido e macio, uma escova e um pincel, para limpar nos cantos mais difíceis. Já no caso do filtro de fiapos, retire o filtro da lavadora e lave embaixo de uma torneira com água corrente. Assim, você garante que seu produto dure por mais tempo.

Então, como você percebeu, é importante que você aprenda a cuidar da sua lavadora e destacamos que você não pode utilizar produtos inflamáveis, ácidos e abrasivos como álcool, querosene, gasolina, solventes e também não lave a sua máquina com jatos de água, pois este procedimento pode causar problemas elétricos e aumentar o risco de choque. Agora, você já sabe como cuidar da sua lavadora.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos.