Semiautomática lava as roupas melhor?

Existem dois tipos mais comuns de lavadoras de roupas no mercado que são as automáticas e semiautomáticas. Você pode conferir a diferença entre elas neste post. Aqui, vamos chamar a automática de máquina de lavar e a semiautomática será apenas tanquinho. Por muitas vezes, ouvimos falar que a semiautomática lava as roupas melhor, que tira mais sujeira, que é mais eficiente. Muita gente atribui essa informação ao batedor que fica no fundo e outros simplesmente seguem o senso comum. Mas afinal, a semiautomática lava as roupas melhor? Vamos apresentar a você agora os dois tipos de lavagem e você verá qual deles é o melhor.

A lavagem na semiautomática

O tipo de lavagem da semiautomática ou tanquinho é o turbilhonamento. Esse nome se dá pelo fato de que, quando o batedor começa a girar, a água forma uma espécie de turbilhão dentro da lavadora. Então, esse tipo de movimento oferece maior atrito das as roupas com as paredes do tanquinho e as ondulações do batedor, fazendo com que o poder de limpeza seja eficiente, alcançando todas as áreas da peça de roupa. O tanquinho é menor, economizando mais espaço na lavanderia, tem um custo menor, assim gerando uma economia no bolso e é econômico nos quesitos água e energia. É ideal para quem lava roupas pesadas ou muito sujas, pois esse atrito, citado acima, permite uma limpeza profunda.

A lavagem na automática

A automática ou máquina de lavar por sua vez, possui um tipo de lavagem por reações químicas. Como funciona isso? Ao colocar o sabão em pó no dispenser, a água que vai encher a máquina já vai diluindo o sabão para que ele comece o processo químico, fazendo com que as roupas sejam limpas e não fiquem manchadas. O atrito do agitador central é menor, se compararmos com o tanquinho, mas a eficiência de lavagem é praticamente a mesma, pois essas reações químicas dos produtos de limpeza permitem a limpeza profunda das peças de roupas. A máquina de lavar ocupa um pouco mais de espaço, mas possui a opção de centrifugar as roupas, que já saem quase secas e ficam por pouco tempo no varal.

E quem lava melhor?

Não há uma resposta para essa pergunta. Os dois modelos possuem a capacidade para limpeza eficiente e profunda das roupas. Como dito anteriormente, a diferença está apenas no modo de lavagem que difere uma da outra e algumas funções a mais ou a menos. Então, a escolha certa vai depender do espaço que você tem em casa, de quantas pessoas moram com você, quantas vezes por semana você lava roupas e qual o volume de roupas que você lava.

Você sabia?

O tanquinho é um produto 100% brasileiro. Ele foi criado pelo Sr. Carlos Pereira da Silva, morador de Araçatuba/SP. Fundador da Colormaq, Carlos Pereira viu uma oportunidade de mercado ao observar que lavar as roupas cansava muitas mulheres e, uma máquina de lavar na década de 70 era item de luxo. Então, resolveu criar uma lavadora de baixo custo, que no início eram feitos de chapa de aço com fibra de vidro. O produto fez tanto sucesso que até hoje é um dos produtos mais vendidos na categoria de lavanderia.

Gostou da nossa dica? Compartilhe com os amigos.