O tanquinho lava as roupas melhor?

Existem dois tipos mais comuns de lavadoras de roupas no mercado que são as automáticas e semiautomáticas. Você pode conferir a diferença entre elas neste post. Aqui, vamos chamar a automática de máquina de lavar e a semiautomática será apenas tanquinho. Às vezes ouvimos falar que o tanquinho lava as roupas melhor, que tira mais sujeira, que é mais eficiente. Muita gente atribui essa informação ao batedor que fica no fundo e outros simplesmente seguem o senso comum. Mas afinal, o tanquinho lava melhor as roupas? Vamos apresentar a você agora os dois tipos de lavagem e você verá qual deles é o melhor.

A lavagem no tanquinho

O tipo de lavagem do tanquinho é o turbilhonamento. Esse nome se dá pelo fato de que, quando o batedor começa a girar, a água forma uma espécie de turbilhão dentro da lavadora. Então, esse tipo de movimento oferece maior atrito das as roupas com as paredes do tanquinho. As ondulações do batedor, fazem com que o poder de limpeza seja eficiente, alcançando todas as áreas da peça de roupa. O tanquinho é menor, economiza menos espaço na lavanderia e tem um custo menor. Portanto, gera uma economia no bolso, além da economia nos quesitos água e energia. Ideal para quem lava roupas pesadas ou muito sujas, pois esse atrito, citado acima, permite uma limpeza profunda.

A lavagem na máquina de lavar

Por sua vez, a máquina de lavar possui um tipo de lavagem por reações químicas. Como funciona isso? Ao colocar o sabão em pó no dispenser, a água vai diluir e, assim começar o processo químico. As roupas ficarão limpas e sem manchas. O atrito do agitador central é menor, se compararmos com o tanquinho, mas a eficiência de lavagem é praticamente a mesma. Essas reações químicas dos produtos de limpeza permitem a limpeza profunda das peças de roupas. A máquina de lavar ocupa um pouco mais de espaço, mas possui a opção de centrifugar as roupas. As peças já saem quase secas e ficam por pouco tempo no varal.

E quem lava melhor?

Não há uma resposta para essa pergunta. Os dois modelos possuem a capacidade para limpeza eficiente e profunda das roupas. Como dito anteriormente, a diferença está apenas no modo de lavagem que difere uma da outra e algumas funções a mais ou a menos. Então, a escolha certa vai depender do espaço que você tem em casa, de quantas pessoas moram com você. Quantas vezes por semana você lava roupas e qual o volume de roupas também é importante.

Você sabia?

O tanquinho é um produto 100% brasileiro. É um criação do Sr. Carlos Pereira da Silva, morador de Araçatuba/SP. Fundador da Colormaq, Carlos Pereira viu uma oportunidade de mercado. Ao observar que lavar as roupas cansava muitas mulheres e, uma máquina de lavar na década de 70 era item de luxo. Então, resolveu criar uma lavadora de baixo custo, que no início eram feitos de chapa de aço com fibra de vidro. Assim, o produto fez tanto sucesso que até hoje é um dos produtos mais vendidos na categoria de lavanderia.

Gostou da nossa dica? Compartilhe com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *