Saiba separar as roupas antes de lavar

Lavar roupa na lavadora é fácil, mas exige cuidados para conservar peças  por mais tempo. O primeiro passo importante para a lavagem de forma correta é sempre olhar a etiqueta da roupa. Observe se o tecido pode ser lavado em água, na máquina e produtos de limpeza. Alguns tipos de lã e seda, por exemplo, só podem ser lavados a seco.

Na hora da lavagem, além de separar a cor é importante separar também os tipos de tecido. Lave separadamente as roupas brancas, das coloridas. Alguns tecidos podem soltar tinta ao entrar em contato com o sabão e manchar as outras peças. Lave as roupas muito sujas, que exigem programas de lavagem mais intensos, separadas das roupas pouco sujas.

Não misture calça jeans, com peça mais leves como camisetas e camisas, o tecido mais pesado pode danificar o que é mais fino. Lave toalhas de banho somente com peças da mesma categoria. No caso do tapete do banheiro, lave e enxague no tanque antes de colocar junto com as tolhas na máquina. Roupas íntimas devem ser lavadas com peças de tecidos mais finos, delicados.

No caso de roupas que soltam fiapos, como fraldas e moletons não lave junto com tecidos que são mais fáceis de receber fiapos, como meias e maiôs. Roupas de lã devem ser lavadas sozinhas, em ciclo para roupa delicada. Lençóis, fronhas e edredons devem ser lavados somente com peças da mesma categoria para que não haja risco de outros tipos de roupas embolarem.

Seguindo essas orientações além de suas roupas ficarem com cara de nova por mais tempo, você garante o bom funcionamento da sua lavadora.

Gostou das dicas?
Curta e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *