Saiba como limpar sua lavadora de roupas

Pode não parecer, mas as lavadoras de roupas automáticas  acumulam muita sujeira durante as lavagens. Por isso é importante e indicado fazer a limpeza interna do equipamento pelo menos uma vez por mês. A higienização garante o bom funcionamento da lavadora, que durante o uso é exposta a fiapos, resto de sabão e resíduos das roupas. Materiais que podem danificar a máquina e manchar as roupas que estão sendo lavadas. Então é melhor ficar atento. Para ajudar, selecionamos algumas dicas para manter a sua lavadora limpinha.

 

1 – Lavar ciclo longo completo com alvejante

Essa lavagem serve para tirar a gordura do acúmulo de amaciante e também os resíduos de sabão.  Para fazer a limpeza interna você deve conferir antes se não tem nenhuma peça de roupa dentro da lavadora, todo o processo deve ser feito com a máquina vazia.

Coloque 1 litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto. Se a sua lavadora for Colormaq Automática de 11,5 kg ou 15 kg  (caso não seja, selecione o ciclo mais longo do painel), você deve selecionar o seguinte ciclo no painel: Nível de água alto | Turbo lavagem | Centrifugação Curta | Programação Tira Manchas. É importante sempre usar o ciclo mais longo para que todo o alvejante e sujeira saiam durante a lavagem e não haja risco de manchar as roupas que serão colocadas depois.
2 – Limpar o dispenser (compartimento de sabão)

O dispensar é a parte onde ficam o sabão, amaciante e alvejante. É o lugar em que os resíduos dos produtos de limpeza ficam acumulados. Hoje em dia a maioria das lavadoras tem o dispenser removível, bem fácil de limpar.

Retire o compartimento de sabão (gaveta). Lave o compartimento no tanque com água corrente e bucha macia. Na lavadora, limpe o alojamento onde fica a gaveta com um pano úmido e coloque o compartimento de volta.

 

3 – Limpar o filtro de fiapos

O filtro interno é bem fácil de limpar. A recomendação é que a higienização seja feita depois de cada uso. Mas muita gente esquece de limpar por meses e o resultado pode ser assustador, já que esse filtro além de absorver os fiapos das roupas, também retêm sujeira. Para limpar, puxe a tampa localizada no centro do agitador da lavadora e retire o suporte do filtro. Lave o filtro em água corrente. Se precisar, use uma escova para tirar a sujeira e coloque de volta.

 


Essas são dicas de boas práticas que podem evitar problemas com a lavadora e também com manchas na roupa. Crie a rotina de limpar sempre a máquina e evite dor de cabeça. Gostou das nossas dicas? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *