Como montar sua cozinha com armários de aço

Mobiliar a casa não é tarefa fácil. É preciso paciência, pesquisa e uma boa trena na mão. E se o cômodo que você estiver montando for a cozinha, o desafio é dobrado pois nos padrões atuais de casas e apartamentos, o espaço costuma ser bem reduzido. Por isso é necessário escolher armários que se encaixem perfeitamente entre os eletrodomésticos (fogão, geladeira) e tenham o tamanho necessário para guardar os utensílios.

Uma opção com ótimo custo benefício (bom e barato) são os armários modulados em aço. Com módulos de chão e de parede esse tipo de móvel consegue se adequar a espaços grandes e pequenos com facilidade. Antes de fazer a compra é importante que você tenha em mãos as medidas de espaço útil (livre) das paredes do ambiente.

Os armários são vendidos por linhas (Ipanema, Leblon, Paraty) que têm profundidades diferentes. Significa que, se você compra um balcão da linha Ipanema, ele será compatível com todas as peças da linha Ipanema pois elas têm a mesma profundidade. Se você comprar um balcão da linha Leblon e um armário aéreo da linha Ipanema, eles ficarão de tamanhos diferentes, pois têm profundidades diferentes.

Então é importante sempre escolher peças da mesma linha e ficar atento as variações dentro da mesma linha. Por exemplo a Ipanema Master, só será compatível com módulos da Ipanema Master. Da Paraty Glass, apenas com as peças Paraty Glass. E assim por diante.

E quanto peso esses armários aguentam? Cada prateleira aguenta até 10Kg (a base é contada como prateleira). Gavetas aguentam até 3Kg cada uma. O tampo tem capacidade para 20Kg.
Para entender melhor sobre as peças, vamos fazer um resumo da utilidade de cada uma.

Armário Aéreo – Com opções de 2 a 3 portas os armários aéreos são ótimos para guardar pratos, copos e utensílios em geral. No modelo de 3 portas o espaço mais alto sem prateleira possibilidade guardar eletrodomésticos e objetos altos. O armário aéreo é fixado na parede, a opção de 3 portas normalmente tem a mesma largura do balcão da linha e pode ser colocado acima do módulo. O armário de 2 portas ou basculante, é ideal para pequenos espaços, como acima da geladeira ou do depurador de ar.

Balcão – Além de guardar os utensílios, o balcão possui tampo onde podem ser colocados eletrodomésticos e objetos de decoração. E tem também as gavetas onde podem ser guardados talheres, utensílios e panos de prato.  O balcão tem espaço para guardar panelas, assadeiras e utensílios maiores.

Gabinete – O gabinete é o módulo que fica embaixo da pia, por isso ele é vendido sem nenhum tampo.  A pia deve ficar em cima da estrutura de ferro, porém tem que ser fixada na parede e não no gabinete. Diferente do balcão, o gabinete tem um buraco para passagem do sifão da pia.  O gabinete tem maior profundidade, é ideal para guardar objetos grandes: panela de pressão, travessas de vidro, bacias, tábuas de carne. É necessário ficar atento a altura, o gabinete tem 90cm e a regulagem só é feita para aumentar a altura, nunca para diminuir.

Paneleiro – O paneleiro é o coringa dos armários de aço. Com amplo espaço, ele é muito usado como despensa para alimentos. Mas também pode ser usado para guardas pratos, copos, vasilhas de plásticos e utensílios usados com mais frequência.  É o módulo que mais ocupa espaço na cozinha.

Kit – Este tipo de armário é indicado para quem tem pouco espaço e muita coisa para organizar, pois ele é uma mistura de várias peças em um armário só.  O Kit tem cristaleira onde podem ser colocados os copos, taças e xícaras. Além do balcão para decoração e objetos de uso frequente. Possui gavetas, e nichos com separados e espaço para utensílios mais altos.

Cozinha Pronta –   Para quem quer praticidade, a cozinha pronta é a melhor opção para mobiliar tudo de uma vez. Você consegue visualizar o ambiente completo e comprar todas as peças de uma vez só.

Gostou das nossas dicas?
Compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *